sábado, 2 de fevereiro de 2013

VINHO DO PORTO - COMO SE FAZ UM VINHO DO PORTO?



O vinho do Porto é um vinho natural fortificado, produzido exclusivamente a partir de uvas provenientes da região demarcada do Douro, no norte de Portugal a cerca de 100 km a leste da cidade do Porto. Régua e Pinhão são os principais centros de produção, mas algumas das melhores vinhas ficam na zona mais a leste. o vinho do porto tem 16 marcas disponíveis.
Apesar de produzida com uvas do Douro e armazenada nas caves de Vila Nova de Gaia, esta bebida alcoólica ficou conhecida como "vinho do Porto" a partir da segunda metade do século XVII por ser exportada para todo o mundo a partir desta cidade. Vila Nova de Gaia é o local com maior concentração de álcool por metro quadrado do mundo.
A "descoberta" do vinho do Porto é polémica. Uma das versões, defendida pelos produtores da Inglaterra, refere que a origem data do século XVII, quando os mercadores britânicos adicionaram brandy ao vinho da região do Douro para evitar que ele azedasse. Mas o processo que caracteriza a obtenção do precioso néctar era já conhecido bem antes do início do comércio com os ingleses. Já na época dos Descobrimentos o vinho era armazenado desta forma para se conservar um máximo de tempo durante as viagens. A diferença fundamental reside na zona de produção e nas castas utilizadas, hoje protegidas. A empresa Croft foi das primeiras a exportar vinho do Porto, seguida por outras empresas inglesas e escocesas.
O que torna o vinho do Porto diferente dos restantes vinhos, além do clima único, é o facto de a fermentação do vinho não ser completa, sendo parada numa fase inicial (dois ou três dias depois do início), através da adição de uma aguardente vínica neutra (com cerca de 77º de álcool). Assim o vinho do Porto é um vinho naturalmente doce (visto o açúcar natural das uvas não se transforma completamente em álcool) e mais forte do que os restantes vinhos (entre 19 e 22º de álcool).
Fundamentalmente consideram-se três tipos de vinhos do Porto: Branco, Ruby e Tawny que são produzidos por diversas vinícolas como: Quinta do Portal (para mim um dos melhores portos), Oscar's, quinta do Crasto, Casa Ferreirinha....
Veja este interessante vídeo



5 comentários:

  1. Adorei! O meu marido faz vinho de mesa, tinto e branco, para consumo próprio. Este ano já não é possível, mas para o ano que vem, vou eu fazer vinho do porto. Este video está espetacular! A única dúvida, é, quanto tempo após adicionar a aguardente, o vinho está em repouso até poder começar a beber? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É obvio que quanto mais tempo em repouso, melhor será o vinho, no entanto convém esperar pelo menos 3 mêses e de preferência, em madeira de carvalho.

      Excluir
  2. olá, quero fazer pra eu beber uns 10 ltr apenas , poderia dar um passo a passo . por favor . sou grato

    ResponderExcluir
  3. Olá boa tarde, gostaria de fazer vinho do Porto em casa, como fazer. Obrigada
    Maria de Jesus

    ResponderExcluir